Como criar um site para vender coisas: 6 etapas para o sucesso
Construir seu próprio site fica mais fácil a cada ano, mas construir uma loja de e-commerce para seu negócio online exige um pouco mais de planejamento e esforço. Um site de e-commerce deve incluir recursos como um nome de domínio personalizado, uma interface de usuário (UI) intuitiva, um design de site atraente , um carrinho de compras sem atrito e fluxo de checkout e otimização de mecanismos de busca.
Como proprietário de uma pequena empresa, você tem muitos construtores de sites de comércio eletrônico para escolher. Não importa qual plataforma de comércio eletrônico você escolher para seu site, você seguirá etapas semelhantes para colocar sua loja online em funcionamento. Aqui está um resumo passo a passo.
Começar uma loja online de sucesso tem muito em comum com estabelecer uma loja física: você identifica um público-alvo e se esforça para se conectar com ele, convidá-lo para comprar e, então, fechar o negócio com uma experiência de varejo positiva. Aqui estão seis etapas para enfrentar no seu caminho para ficar online e vender.
1. Determine o propósito e o público-alvo do seu site
O sucesso do seu negócio de e-commerce depende da sua capacidade de se conectar com compradores online que querem comprar seus produtos. Antes de começar a vender online , reserve um tempo para fazer o seguinte:
- Determine seu público-alvo. Seu público-alvo consiste nas pessoas com maior probabilidade de comprar os produtos físicos, software ou serviços que você oferece. Pesquise os comportamentos comuns, pontos problemáticos, objetivos, traços de personalidade e informações demográficas entre seu mercado-alvo e crie uma persona de comprador para orientar decisões futuras.
- Analise sua concorrência. Descubra quem mais está competindo pelos dólares de compras online dos seus clientes. Execute uma análise competitiva e uma análise geral de mercado , então use os resultados para demarcar um nicho de mercado para você.
- Analise a si mesmo. Considere o que torna sua empresa única. Considere o que somente você pode oferecer a qualquer cliente em potencial. Você pode avaliar sua ideia de negócio de e-commerce executando uma análise SWOT (que analisa seus pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças) e determinar sua proposta de venda exclusiva .
2. Escolha um nome de domínio e um serviço de hospedagem web
É comum que proprietários de pequenas empresas lancem um site de comércio eletrônico para vender coisas usando um criador de sites profissional. Você provavelmente vai querer escolher uma plataforma com um criador de loja online integrado, que permite listar e vender produtos em páginas específicas do seu site. Aqui estão as etapas para lançar seu site de comércio eletrônico:
- Escolha um nome de domínio personalizado. O nome de domínio do seu site é seu endereço digital online. Os melhores nomes de domínio tendem a ser curtos, de marca e memoráveis. Depois de escolher um nome de domínio disponível, compre e registre- o.
- Escolha um construtor de site. Pesquise o melhor construtor de site de e-commerce para as necessidades do seu negócio. Não importa se você escolher um site Shopify, um site Squarespace, um site WordPress ou qualquer outro, você vai querer uma plataforma com software de e-commerce integrado. Um site Shopify é uma escolha forte para pessoas que querem abrigar todas as suas operações de e-commerce — de hospedagem na web a inventário e checkout — em um só lugar.
- Compre recursos de hospedagem web. Hospedagem web é a operação de hardware e software voltados para a internet que fornece serviços web para usuários finais. Os sites vivem em servidores de computador e, para hospedar o seu, você alugará espaço no servidor por meio de assinaturas mensais ou anuais. O custo de um host web varia dependendo das necessidades do seu negócio, mas é seguro assumir que você gastará algo entre US$ 5 e US$ 50 em taxas mensais.
3. Projete e desenvolva seu site
Construtores de sites como Shopify, Wix, Weebly e Squarespace oferecem sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS) que permitem que você crie a aparência personalizada do seu site. Aqui estão alguns componentes do design de site:
- Design para seu público-alvo. Um bom design de site para pequenas empresas envolve selecionar uma linguagem visual clara e consistente (incluindo esquemas de cores, ícones, fontes e gráficos) com as preferências do seu público-alvo em mente. Você pode encontrar inspiração em ideias de design de site de comércio eletrônico ou usar um modelo de comércio eletrônico que vem com seu CMS.
- Crie uma interface de usuário limpa e intuitiva. A interface de usuário (UI) é o layout, o design e a interatividade de um produto digital (neste caso, plataformas de e-commerce). Seus clientes interagem com a UI do seu site em seus computadores, tablets e smartphones. Uma plataforma de construção de sites como a Shopify oferece modelos de sites de e-commerce que enviam os clientes em uma jornada de cliente perfeita, da navegação ao checkout.
- Crie conteúdo para seu site. O conteúdo em um site de e-commerce inclui descrições de produtos, imagens e talvez um blog ou conteúdo audiovisual para ajudar a educar os consumidores sobre seus produtos ou serviços. Você também pode dar aos clientes a opção de avaliar seus produtos. As avaliações de e-commerce oferecem prova social para outros compradores em potencial.
4. Otimize seu site para mecanismos de busca
SEO significa otimização de mecanismos de busca. Você pode alcançar muito mais clientes com uma loja online criada para visibilidade em mecanismos de busca. Ao pensar em como fazer um site para vender, aqui estão algumas estratégias para melhorar suas classificações de SEO :
- Aprenda o básico de SEO. SEO de site é um tipo de marketing digital que visa fazer seu site aparecer mais alto nas páginas de resultados de mecanismos de busca (SERPs). Aumentar sua escrita de conteúdo de SEO , melhorar seu SEO na página e adicionar backlinks para outras páginas do seu site são todas maneiras de ajudar seu site a aparecer no topo de mais SERPs. Usar uma lista de verificação de SEO pode mantê-lo no topo do seu jogo de SEO
- Faça pesquisa de palavras-chave. Uma palavra-chave é uma única palavra ou frase que os usuários da internet digitam em mecanismos de busca. Usando ferramentas de pesquisa de palavras-chave , você pode descobrir quais frases as pessoas estão procurando que sejam relevantes para o seu negócio; então crie conteúdo de SEO projetado para aparecer nos resultados de busca desses usuários.
- Configure o Google Analytics. O Google Analytics é uma ferramenta gratuita que ajuda você a monitorar o tráfego da web de entrada e o comportamento dos visitantes no seu site. Ele pode ajudar você a mapear indicadores-chave de desempenho (KPIs), como o tempo gasto em determinadas páginas, os dispositivos que seu público usa para navegar no seu site e a fonte dos seus links de entrada (como mecanismos de busca, mídias sociais ou backlinks de outros sites).
5. Lance e comercialize seu site
Com seu site construído e otimizado para pesquisa, você está pronto para lançá-lo e vender produtos online. Aqui estão algumas maneiras de comercializar sua nova loja de e-commerce:
- Escolha seus canais de vendas. Um canal de vendas é a rota que você toma para alcançar seus clientes. Por exemplo, você pode focar no mercado business-to-consumer (B2C) , no mercado business-to-business (B2B) , no mercado de atacado ou em mercados modernos como o Google Shopping , que direciona os pesquisadores da web para seu site. Escolha vários canais de vendas para ter vários fluxos potenciais de receita.
- Promova-se nas mídias sociais. O marketing de mídia social pode ajudar você a direcionar tráfego para sua loja de comércio eletrônico, construir reconhecimento de marca e se conectar diretamente com clientes em potencial. Ao postar regularmente e responder aos comentários dos usuários, você pode construir relacionamento com bilhões de pessoas que usam mídias sociais. Ferramentas de gerenciamento de mídia social podem ajudar você nesses esforços. Nunca subestime o valor da venda social por meio do TikTok e do Instagram. Isso é especialmente verdadeiro se o seu negócio se sai bem por meio de referências ou marketing boca a boca.
- Solicite avaliações de clientes. Avaliações positivas podem ajudar clientes em potencial a se sentirem mais confiantes sobre a compra de produtos do seu site, enquanto avaliações negativas podem fornecer feedback valioso. Distribua pesquisas de satisfação do cliente por e-mail ou peça aos seus clientes existentes para deixarem feedback nas páginas de produtos depois de fazerem uma compra. Quando pesquisados, 50% dos consumidores relataram que confiam em avaliações on-line tanto quanto em recomendações pessoais.
6. Monitore e melhore seu site
Você pode continuar a melhorar seu site depois que ele for lançado. Aqui estão três estratégias para fazer isso:
- Instalar plug-ins de e-commerce. Um construtor de sites focado em e-commerce como o Shopify permite que você instale plug-ins de e-commerce para aumentar a funcionalidade do seu site. Por exemplo, se você precisa de serviços de frete para sua loja, você pode pesquisar na Shopify App Store por aplicativos de frete que permitem estimar custos de frete ou imprimir etiquetas de frete.
- Continue adicionando novos conteúdos. Mantenha seu site atualizado adicionando conteúdo regularmente, seja uma postagem de blog, um vídeo ou uma nova listagem de produtos. Conteúdo útil e de alta qualidade pode informar decisões de compra e melhorar o valor de SEO do seu site.
- Apresente vantagens amigáveis ao cliente. Mantenha os compradores voltando ao seu site por meio de várias promoções. Isso pode incluir programas de fidelidade , códigos de desconto enviados por boletins informativos por e-mail ou um plano compre agora e pague depois (como o Shop Pay parcelado da Shopify ) que permite que os clientes paguem pelas compras ao longo do tempo.
Continue monitorando o tráfego e as tendências do site. Usando ferramentas como o Google Analytics e as ferramentas de análise do seu criador de sites, monitore as maneiras como os clientes interagem com sua loja de comércio eletrônico. Use essas informações para planejar campanhas de marketing , orientar o desenvolvimento de novos produtos e otimizar seu site para melhor visibilidade nos mecanismos de busca.