Corretora de seguros

A escolha de uma corretora de seguros é muito importante para sua estratégia financeira. Veja as informações e dicas práticas que vão ajudar!

A tabela abaixo apresenta um resumo compacto das principais informações sobre as corretoras de seguros abordadas neste guia. Logo após a tabela, você encontrará análises detalhadas de cada corretora, incluindo seus diferenciais, vantagens e pontos de atenção, para ajudar você a escolher a melhor opção de acordo com suas necessidades.

Uma corretora de seguros é responsável por intermediar a contratação de seguros disponíveis para você em uma seguradora. Existem vários tipos de proteção, para atender diversas necessidades. Além disso, em alguns casos, é possível ter um tipo de seguro com coberturas personalizadas, de acordo com suas preferências.

Sendo assim, encontrar uma corretora de seguros confiável, é fundamental. Mas, além da confiabilidade e reputação, é muito importante garantir que a empresa reúna soluções que atendam suas necessidades. Assim, fica mais fácil garantir a satisfação com o seguro escolhido.

Pensando nisso, listamos critérios gerais que ajudam a determinar a melhor corretora de seguros do mercado de acordo com cada perfil. Portanto, neste artigo, entenda melhor o que é uma corretora de seguros e confira os nomes de destaque no Brasil!

O que é uma corretora de seguros?

Mas, para cada tipo de seguro, existem muitas opções e, principalmente, configurações para atender o perfil do contratante. Pessoas da mesma faixa etária, mas que moram em cidades diferentes, por exemplo, podem ter valores de seguros diferentes.

Isso acontece porque a seguradora cobra por seu serviço de acordo com a possibilidade (ou risco) de cada cobertura ser acionada. Em outras palavras, quanto maior a probabilidade do seguro ser acionado, mais caro ele pode ser.

Dessa forma, uma corretora de seguros, que é fiscalizada pela SUSEP, presta uma assessoria na contratação oferecendo opções de seguros e, também, fazendo sua devida configuração do plano.

A corretora de seguros é uma intermediadora, enquanto a seguradora, presta serviços. Ou seja, uma corretora atua de forma comercial e ganha a partir de comissionamentos sobre as vendas, enquanto as seguradoras são operacionais, assegurando seus clientes.

A seguradora, na verdade, tem duas fontes de ganho:

  • com a venda do seguro, que tem uma margem de lucro que torna o negócio viável;
  • com o investimento do fundo de recursos necessários para manter para o pagamento das eventuais coberturas acionadas.

Outra diferença está nos produtos que oferecem, já que no caso da corretora de seguros, ela não precisa, necessariamente, trabalhar com exclusividade para uma seguradora.

Quais produtos as corretoras de seguros e seguradoras oferecem?

Uma corretora de seguros pode oferecer planos de diferentes seguradoras e segmentos. Ou seja, seguro veicular, para imóvel, seguros de vida, empresarial e para viagens, por exemplo.

Nesse caso, ela é a representante do cliente e oferece o serviço de consultoria. A partir de suas necessidades e riscos, sugere a melhor opção de coberturas e empresa.

Já a seguradora tem como serviço central assumir as despesas previamente estipuladas, também chamadas de prêmio, caso uma pessoa acione o seguro após algum dano previsto no contrato.

Os riscos mapeados e listados na apólice do seguro também são chamados de cobertura e, para cada um deles existem regras para o acionamento, bem como a quantia que será paga.

Ou seja, uma das características essenciais para a escolha da corretora de seguros é que ela seja autorizada pela SUSEP e siga suas orientações. 

Como funciona uma corretora de seguros?

Uma corretora de seguros atua como intermediária entre quem deseja contratar um seguro e as seguradoras que oferecem os produtos. O principal objetivo é ajudar você a encontrar a melhor solução de proteção, de acordo com suas necessidades e orçamento.

O funcionamento ocorre da seguinte forma:

  1. Consultoria personalizada: A corretora avalia o seu perfil e as coberturas mais adequadas, como seguro auto, de vida, residencial, entre outros.
  2. Cotações e comparações: Com acesso a diferentes seguradoras, a corretora realiza cotações e apresenta as opções mais vantajosas.
  3. Intermediação do contrato: Após escolher o seguro, a corretora cuida de todo o processo de contratação, garantindo que a apólice seja emitida corretamente.
  4. Suporte contínuo: Durante a vigência do seguro, a corretora oferece suporte, seja para esclarecer dúvidas, fazer alterações na apólice ou ajudar no acionamento em caso de sinistro.

Com um serviço focado em facilitar o acesso a seguros e otimizar a relação entre segurado e seguradora, as corretoras são peças fundamentais no mercado de proteção.

Se você está em busca de seguros específicos, como o seguro de celular ou seguro auto, pode utilizar ferramentas online para ter uma ideia inicial dos custos e benefícios. Por exemplo:

  • O simulador de seguro celular ajuda a calcular o custo da proteção para seu aparelho, considerando modelo e coberturas escolhidas.
  • O simulador de cotação de seguro auto permite comparar diferentes opções de seguro para seu carro, facilitando a escolha do plano ideal.

Vale a pena contratar uma corretora de seguros?

As corretoras de seguros são responsáveis por intermediar as negociações com as seguradoras. A grande vantagem de contratar um seguro com uma corretora é a personalização do atendimento. Isso porque a empresa possui ferramentas para te ajudar a encontrar um seguro mais adequado para sua necessidade.

Assim, em poucos cliques, você pode ver as ofertas de mais de uma seguradora. Em seguida, é possível escolher aquela que desejar, seja pelo preço, atendimento, coberturas ou qualquer item que for relevante para você.

Portanto, a corretora ajuda a garantir uma escolha mais acertada, fazendo uma análise de riscos da contratação, além de assegurar que o contrato do seguro seja cumprido. Por fim, caso você precise acionar o seguro, pode contar com orientação da corretora de seguros.