Chevrolet Onix Sedan 2019

No início desta semana, a SAIC-GM – principal joint venture da GM na China, responsável pelas marcas Chevrolet, Buick e Cadillac – anunciou antecipadamente o novo Chevrolet Onix. Agora, a joint venture revelou oficialmente o novo modelo. Então, conheça o novíssimo Chevrolet Onix Sedan 2019.

O novo Onix estreia como o primeiro modelo de uma família completamente nova de veículos Chevrolet baseada na plataforma GEM , que sustentará pelo menos meia dúzia de Chevrolet dos segmentos B e C com diferentes estilos de carroceria, a serem vendidos em mercados em desenvolvimento. 

A GM lançou o Chevrolet Onix Sedan 2019 na versão Redline, o primeiro e único grupo de equipamentos em que vimos o novo subcompacto. O modelo de 2019 representa a segunda geração do Onix, abrindo um novo capítulo para o modelo, que deixa de ser um modelo exclusivo da América do Sul e passa a ser vendido internacionalmente, inclusive no maior mercado automotivo do mundo: a China. Aliás, o novo Onix será vendido em cerca de 40 países em desenvolvimento ao redor do mundo.

Além disso, o modelo de 2019 representará a primeira vez na história que o nome Onix estará presente em um sedã de quatro portas. Na América do Sul, onde a primeira geração do Onix foi concebida, o Onix era um hatchback de cinco portas, enquanto sua variante sedã de quatro portas era tradicionalmente chamada de Prisma.

“A Chevrolet tem estado na vanguarda do fornecimento de modelos inovadores para atender às preferências do consumidor na China, o segundo maior mercado da marca”, disse Scott Lawson, diretor-geral da Chevrolet na SAIC-GM, em comunicado à imprensa. “O Onix atrairá especialmente os compradores de carros mais jovens de hoje, com estilo e tecnologias que aprimorarão a experiência de propriedade”, acrescentou.

Esteticamente, o Chevrolet Onix Sedan 2019 adota a mais recente linguagem de design da Chevrolet. O modelo Redline apresenta uma aparência moderna e atraente graças ao amplo uso de elementos pretos e vermelhos na dianteira e nas laterais, bem como nas rodas de alumínio de 16 polegadas, padrão no Onix Redline. Além disso, as gravatas borboleta Chevrolet também são pretas, tanto na dianteira quanto na traseira.

O novíssimo Chevrolet Onix Sedan é notavelmente maior do que o modelo de primeira geração que substitui (o já mencionado Chevy Prisma), com 19 cm de comprimento. O crescimento quase o coloca no segmento C, embora não o suficiente.

A Chevrolet não anunciou oficialmente informações sobre o trem de força do novo Onix, mas graças ao vazamento no final do ano passado , já sabemos que o novo sedã será oferecido com dois novos motores de 3 cilindros na China. O motor básico é um 1.3L LI5 naturalmente aspirado, com 102 cavalos de potência (76 kW), enquanto o segundo motor, de nível superior, é o 1.0L LIV turboalimentado, com 114 cavalos de potência (85 kW). Não há informações disponíveis sobre classificações de torque ou transmissões. Também não está claro se o Chevrolet Onix Sedan 2019 chegará à América do Sul com essas opções de trem de força.

O Chevrolet Onix 2019 será fabricado em pelo menos dois países: China e Brasil. No momento, não está claro qual  fábrica da GM na China será responsável pela montagem do modelo para esse mercado. No Brasil, a segunda geração do Onix será produzida na fábrica da GM em Gravataí, onde o modelo de primeira geração é atualmente fabricado.

Espere que o novo Onix seja vendido na América do Sul, China, partes do Sudeste Asiático e talvez no México, mas não nos Estados Unidos ou Canadá.