Carro por assinatura vale a pena?
Brasileiros gostam de comodidade e ter um carro para se locomover, principalmente nas grandes cidades, é quase que uma necessidade. Além disso, para viajar por longas distâncias, é quase necessário ter um carro no Brasil.
Muito além da precisão, há o desejo e existem alguns carros que são mais cobiçados, e quando o valor deles se torna acessível, não é raro ver diversos do mesmo modelo circulando pelas ruas.
Só que a compra nem sempre é algo acessível porque o bem ainda possui um valor elevado e nem sempre se tem o dinheiro à vista. Já o financiamento pode ter altas taxas de juros, o que pesa no bolso.
Essas questões não precisam fazer com que as pessoas deixem de lado a sua comodidade, elas podem optar pelo carro por assinatura e assim não estourar o orçamento.
O problema é que por esse ser um serviço novo, as pessoas possuem muitas dúvidas se ele vale a pena.
Como funciona o carro por assinatura?
Quem deseja ter acesso a um carro por assinatura deve ir até uma loja, escolher o modelo do carro zero que quer dirigir, assinar o contrato de 12 ou 24 meses – com variações, conforme a empresa – e sair dirigindo.
Tudo bem simples, rápido e a única responsabilidade que se terá é cuidar bem do carro e pagar o valor da mensalidade.
Vantagens do carro por assinatura
Entendendo de forma resumida como conseguir um carro por assinatura, veja quais são os pontos que estão a favor desse serviço.
1 – Não existe burocracia
É possível alugar o carro sem precisar apresentar uma série de documentações, fiador, cheque calção e outros.
O processo é bem simples e envolve o entendimento do locador com a empresa e assinatura de um contrato. Na mesma hora já é possível sair dirigindo o carro.
2 – Há variedade de modelos
Já existem algumas empresas no mercado que ofertam o serviço de carro por assinatura e todas elas contam com opções de diferentes modelos.
Pelo menos sete montadoras estão disponíveis para locação e, em alguns casos, quando o carro desejado não está disponível é possível solicitar e aguardar a compra para que dirija o que deseja.
3 – A manutenção está inclusa
Uma grande vantagem é não precisar se preocupar com os custos de manutenção e, dependendo de como for, nem terá que levar o veículo à oficina.
No serviço do carro por assinatura esse procedimento já está incluso no valor pago mensalmente.
4 – Você tem um carro 0 km
Os serviços tradicionais de aluguel de carro costumam disponibilizar um veículo seminovo para uso, e será muita sorte se conseguir um 0 km.
No carro por assinatura, a locação é sempre de veículos novos, com carros diretos da fábrica. Você será o primeiro e único motorista nessa modalidade.
5 – É possível dividir o carro com outras pessoas
Se na sua casa existe mais de uma pessoa que precisa usar o veículo, existe essa possibilidade, apenas sendo preciso informar sobre isso no momento da locação.
Dessa forma, o valor mensal pago pode ser rateado entre os usuários, ficando mais acessível para cada um e não precisando ter carros parados na garagem que ficam dando despesas.
6 – O valor é atrativo para quem troca de carro todo ano
Para quem troca de carro todos os anos, alugar acaba saindo mais barato, pois não é preciso pagar licenciamento, despachante e nem arcar com a depreciação inicial que é alta.
Dessa forma, compensa locar um carro se a ideia é todo ano pegar um 0 km, pois a economia pode ser bastante vantajosa.
Desvantagens do carro por assinatura
Entretanto, nem tudo são flores, e em alguns casos é possível encontrar alguns contras em relação ao carro por assinatura. Confira.
1 – Não ter à disposição modelo desejado
Pode ser que o modelo que deseja alugar não esteja disponível pela locadora e nesse caso terá duas opções: não locar o veículo ou ficar com outro modelo.
2 – Há necessidade de pagamento de franquia do seguro
O carro já vem com o seguro incluso na mensalidade, porém, se ele sofrer um sinistro com danos parciais, quem locou o carro terá que arcar com os custos da franquia.
Esse pode ser um gasto adicional que não estava previsto e que não foi incluído na conta original.
3 – Valores elevados para quem usar o carro por muitos anos
Se para quem troca de automóvel todo ano o carro por assinatura é atrativo, para quem troca com 3 anos ou mais pode não ser um bom negócio.
Nesse período, a depreciação diminui e não é preciso pagar taxas todos os anos. Fazendo as contas do total gasto com impostos, seguro, manutenção e outros, o valor pode ser mais acessível do que pagar o aluguel todos os meses.
4 – Multa no caso de desistência do contrato
Ao alugar o carro por assinatura assina-se um contrato, normalmente de 12 ou 24 meses. Se houver desistência antes do final dele, a pessoa precisa pagar uma multa, que pode corresponder a três mensalidades.
O carro por assinatura possui vantagens e desvantagens e isso não significa que o serviço seja bom ou ruim. Isso dependerá do perfil do usuário e das necessidades que esse possui.
Se deseja contratar o carro por assinatura, faça as contas, pese os prós e contras e veja se ele é o ideal para você.