Chevrolet Onix
Em 2015, o Onix se tornou o veículo mais vendido do Brasil, impulsionando a Chevrolet a se tornar a marca automotiva mais vendida do país após ocupar o terceiro lugar mais vendido por várias décadas. O sucesso comercial do Onix não parou por aí, com o modelo se tornando o carro mais vendido em toda a América Latina em 2016, apesar de não ser vendido no México.
Após o sucesso surpreendente do Onix na América do Sul, a liderança da General Motors decidiu expandir a disponibilidade internacional do modelo. Por esse motivo, a segunda geração do Onix começou a ser montada e comercializada na China e depois foi lançada em outros 40 países ao redor do mundo.
Primeira Geração
A primeira geração do Onix estreou em 21 de outubro de 2012, na noite anterior à 27ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. O modelo foi introduzido como um estilo de carroceria hatchback de 5 portas. Em fevereiro de 2013 , uma versão sedan do Onix foi adicionada como Chevrolet Prisma no Brasil e em outros países da América do Sul.
O Chevrolet Onix de primeira geração foi desenvolvido na plataforma Gamma II compartilhada com vários veículos subcompactos globais da GM da época, como o Chevrolet Sonic. No entanto, o Onix foi projetado exclusivamente para a América do Sul. Por esse motivo, não foi comercializado em outras regiões do mundo.
Inicialmente, o Chevrolet Onix e sua variante sedã – o Chevrolet Prisma, foram fabricados na fábrica da GM Gravataí, na GM Brasil. Em 2016, a Chevrolet lançou uma atualização de meio de ciclo do Onix e Prisma. O lançamento do Onix remodelado coincidiu com a introdução de duas novas versões de entrada que começaram a ser produzidas na fábrica da GM em São Caetano do Sul . Esta instalação continuará a produzir o Onix e o Prisma de primeira geração, que coexistirão com o totalmente novo Chevrolet Onix de segunda geração.
Segunda Geração
A segunda geração do Chevrolet Onix foi mostrada pela primeira vez em 21 de março de 2019 durante um evento especial na cidade de Wuhan, China. A versão sedan do Onix foi o primeiro modelo da nova família de veículos Chevrolet a ser introduzido na nova Plataforma GM GEM (plataforma Global Emerging Market).
Dessa forma, o nome Onix se tornou uma placa de identificação global da Chevrolet. Além disso, o modelo de segunda geração marca a primeira vez que o nome Onix será usado para os estilos de carroceria sedan e hatchback, com o modelo sedan sendo chamado de Onix Plus em alguns mercados. Em comparação, o modelo de primeira geração rotulou o hatch de cinco portas como Onix, enquanto sua variante sedan foi comercializada como Prisma.
O Chevrolet Onix de segunda geração será vendido em mais de 40 mercados no mundo todo, incluindo China, México, América Central e América do Sul. Para dar suporte a essa expansão internacional, o Chevrolet Onix de segunda geração é fabricado nas seguintes fábricas da GM :
- SAIC- Planta GM Dong Yue para o mercado chinês e
- Planta da GM em Gravataí para o mercado sul-americano
- Planta da GM em San Luis Potosí para o mercado mexicano e partes do mercado centro-americano
Chevrolet Alegria
Após lançar o Onix de segunda geração, a GM renomeou o Onix de primeira geração como Chevrolet Joy para continuar vendendo-o no Brasil como um modelo de entrada.
- Em alguns mercados, como o Brasil. O sedan é comercializado em outros mercados simplesmente como “Onix”
- Somente no Brasil