12 Benefícios da Retenção de Funcionários para a sua Empresa

Você pode ter um negócio inovador, que sai, constantemente, em busca de novos talentos. Porém, considerar os empregados veteranos e caprichar em uma experiência positiva a todo instante contribui para atingir o sucesso como empresa. Neste artigo, saiba quais são os 12 maiores benefícios da retenção de funcionários e veja o porquê você deve, realmente, abraçá-la. Acompanhe a leitura e prepare-se!
Related searches

Retenção de funcionários: quais são as vantagens para o seu negócio?

Na gestão de talentos, a retenção de funcionários é uma estratégia altamente visada, já que o capital humano é um dos fatores que mais contribuem, atualmente, para o crescimento e desenvolvimento de uma empresa. Assim, é comum que os líderes e gestores busquem saber o que é retenção de funcionários e formas de aplicá-la.

Mas, afinal, você já sabe, exatamente, quais são as reais vantagens de se preocupar com isso? Como é que o desempenho de um negócio pode ser impactado ao manter os seus colaboradores? Abaixo, fique com 12 pontos que mostram os benefícios da retenção de funcionários:

1. Redução de custos com novas contratações

Sair em busca de novos talentos pode ser penoso para a sua empresa – tanto do ponto de vista financeiro, como de estresse e perda de energia do pessoal envolvido. Portanto, um dos grandes benefícios da retenção de funcionários está relacionado com este fato.

Quando você foca em reter talentos, evita ter que despender recursos para procurar por outros profissionais – o que pode ser extremamente desgastante ao RH e resto do time, sobretudo se as taxas de rotatividade forem altas. Assim, sempre é válido colocar em prática as melhores estratégias de retenção de funcionários, valorizando o seu bem-estar, satisfação, motivação e desenvolvimento pessoal e profissional a fim de manter o pessoal.

2. Maior estabilidade nos sistemas, nos processos e no quesito emocional

As estratégias de retenção de funcionários colaboram mais do que se imagina para a rotina de uma corporação. Visto que a manutenção de bons talentos ao longo do tempo contribui imensamente para a estabilidade dos processos internos.

Na ocasião em que uma empresa é constituída por empregados veteranos, eles já sabem muito bem como funciona o workflow e tendem a agir proativamente, em busca de melhores resultados – até sem esperar ciclos de aprovações demorados. Mesmo que haja funcionários novos e inexperientes, tais profissionais ajudam a ditar um novo ritmo, impedir que os colegas cometam erros já conhecidos e, assim, mantém os negócios avançando sem muitas dificuldades.

O mesmo é visto no quesito estabilidade emocional: quanto maior for o seu turnover de funcionários, mais isso impacta sobre a saúde mental dos colaboradores, já que fica difícil firmar um compromisso, permanecer motivado e se sentir parte de um time – trazendo prejuízos ao todo e requerendo os seus devidos cuidados.

3. Atração de melhores talentos para a companhia

Quando o negócio implementa na prática estratégias de retenção de funcionários e isso cai nos holofotes da mídia em geral, ou mesmo da comunidade que o rodeia, há um movimento em prol da atração de melhores talentos para a empresa. Afinal de contas, se este é um bom lugar para trabalhar, e que segue acolhendo os profissionais com qualidade ao longo do tempo, existe a tendência de que novos indivíduos visem trabalhar neste estabelecimento.

Consequentemente, vislumbra-se uma gama de benefícios da retenção de talentos conjuntos, como: a maior possibilidade de escolher os profissionais-chave para a sua vaga (e não dentre os poucos que aparecerem) e de reter os melhores colaboradores para si, e não para outras indústrias do ramo, o que pode vir a favorecer a sua temida concorrência.

4. Aumento da motivação e da satisfação dos empregados

Você sabia que um dos benefícios da retenção de funcionários abrange até o próprio engajamento e nível de satisfação dos colaboradores? De fato, ao manter um quadro de funcionários mais fixo em sua empresa, ela evita lacunas de mão de obra que podem sobrecarregar os atuais colaboradores e gerar ainda mais ansiedade. Tudo isso melhora a moral e ainda previne a natureza contagiosa da rotatividade.

Sem contar que, ao seguir com funcionários leais à sua empresa, as vantagens podem ser sentidas em outros setores ou processos – visto que a instabilidade de um negócio pode propagar para outros pontos da cadeia. Ou, até mesmo, no relacionamento com o cliente.

Além de tudo isso, retendo talentos, você contribui para a criação de uma verdadeira comunidade ao longo do tempo e estimula a geração e nutrição de laços duradouros entre os colegas de trabalho – o que só vem a somar no espaço laboral.

5. Garantia de permanência de funcionários-chave ou de empregados altamente experientes

Perder grandes talentos, conhecimento institucional e relacionamentos extremamente valiosos é um dos maiores problemas avistados por negócios que não se preocupam com a retenção de funcionários – sobretudo aqueles que executam tarefas cruciais, são mais antigos ou experientes dentro de uma empresa.

Dar o máximo para reter os colaboradores mais veteranos – ou com aptidões peculiares, difíceis de serem encontradas – é quase que uma questão de sobrevivência. Por sorte, através de estratégias que aumentam o engajamento corporativo, o bem-estar no trabalho e o reconhecimento profissional, isso se torna possível até hoje em dia!

6. Aumento da segurança no ambiente de trabalho

Dentre os benefícios da retenção de funcionários, vê-se a promoção da segurança dos empregados como uma realidade. Isso se dá pelo fato de que os empregados mais experientes possuem um conhecimento valioso acerca dos riscos potenciais, sobretudo com relação aos dados, que envolvem a sua atividade. Eles entendem as operações da empresa e podem identificar e mitigar as ameaças à segurança, detectando as vulnerabilidades de modo proativo e ajudando a trabalhar em medidas de segurança ainda mais robustas.

Além disso, a presença de membros como tais incentiva a promoção de uma cultura de segurança, já que eles tendem a educar os funcionários mais novos sobre as melhores abordagens relacionadas. Tal transferência de conhecimento fortalece a segurança geral e reduz a probabilidade de infrações ou vazamentos de dados.

A retenção de funcionários experientes preserva o conhecimento institucional, potencializa a sua especialização e promove uma cultura de conscientização em torno da segurança. Isso, por sua vez, leva a um ambiente operacional mais seguro e resiliente para a empresa.

7. Melhora do relacionamento com os seus clientes

No momento em que as taxas de rotatividade de colaboradores de uma empresa são grandes, até mesmo a cadeia final – como o cliente – pode perceber e ser impactada. Assim, um dos benefícios da retenção de funcionários envolve manter os mesmos colaboradores a fim de seguir com um padrão de qualidade, evitar grandes intempéries e ter, continuamente, um relacionamento positivo com os seus consumidores.

Inclusive, dependendo do caso, algumas companhias parceiras podem ter a preferência por serem atendidas por um membro da equipe em especial – e um ponto como tal deve ser considerado. Quando os bons funcionários vão embora, eles podem levar parcerias-chave junto com eles e isso deve, sim, ser observado!

8. Diminuição dos custos com treinamentos

Um dos benefícios da retenção de funcionários é minimizar o custo com novas contratações – mas não apenas isso! Ao manter os colaboradores atuais e não precisar procurar por novos empregados, diminui-se o investimento em treinamentos – ao menos desde o zero – e isso leva a uma considerável economia de custos para a empresa.

Ainda que você deva, sim, investir em capacitações e programas de desenvolvimento frequentes aos colaboradores, sem dúvidas, não será tão custoso quanto ter que realizar processos de onboarding e os seus treinamentos relacionados partindo do princípio. Fora a questão financeira em si, sobra mais tempo para que as equipes envolvidas possam pensar em tarefas mais estratégicas, somando produtividade e reduzindo o estresse (natural em tais processos).

9. Mais reputação positiva para a marca

O que você prefere: fazer negócios com uma companhia mais estável, ou que está mudando, continuamente, o seu quadro de funcionários? Com certeza, a primeira alternativa é mais atrativa e isso está intimamente ligado com os benefícios da retenção de funcionários.

Manter os colaboradores por perto por mais tempo pode refletir positivamente o operacional da empresa, sendo vantajoso para as relações públicas e a visão geral da marca no mercado. Sem contar que, com empregados satisfeitos, os bons comentários tendem a se espalhar ainda mais – colaborando tanto para firmar novas parcerias de valor, quanto para atrair funcionários ainda mais interessantes para o seu quadro!

10. Maior produtividade no ambiente laboral

São muitos os benefícios da retenção de funcionários, contudo, o aumento da produtividade é visto como um ponto-chave – afinal, a sua queda é um dos impactos mais imediatos do turnover empresarial.

Ao manter talentos, evita-se o esgotamento no trabalho e a pressão exacerbada e se adiciona tranquilidade, qualidade e engajamento. O que, por sua vez, faz os trabalhadores fazerem as suas atividades com foco no “mais e melhor”. Portanto, se um dos seus objetivos é melhorar os processos e agregar aos índices de produtividade regularmente, jamais deixe de ignorar este fato!

11. Aprimoramento da cultura corporativa

Ao verem um colega de trabalho pedir demissão, naturalmente, os empregados começam a pensar sobre a razão disso e até questionar a sua permanência. Em contrapartida, quando os funcionários engajados tendem a ficar na empresa, eles criam um clima positivo e fortalecem todo o ambiente organizacional.

Por conta disso, um dos benefícios da retenção de funcionários é aprimorar a cultura corporativa, otimizando a percepção dos indivíduos que operam naquela empresa. Quanto mais envolvidos ao longo do tempo, mais produtivos, satisfeitos e felizes todos estarão – como em um ciclo vicioso, só que repleto de resultados benéficos do ponto de vista corporativo.

12. Aumento da receita empresarial como um todo

Graças aos demais benefícios da retenção de talentos mencionados anteriormente, vislumbra-se, em conjunto, um aumento da receita corporativa da empresa. Afinal, retendo os mesmos talentos por mais tempo, torna-se possível oferecer produtos e serviços com muito mais qualidade, seguir com parcerias firmes junto aos clientes, ter funcionários muito mais produtivos e engajados e reduzir os custos com novos treinamentos e processos seletivos de contratação de funcionários.

Desta maneira, as melhores estratégias de retenção de funcionários acabam trazendo, como um todo, um aumento da lucratividade para o negócio – sem contar com o fato de que ela agrega valor para a marca. Os resultados financeiros positivos acabam sendo apenas uma consequência de práticas amplas como tais, merecendo serem exploradas.