Manejo dos vários sintomas e estágios da DPOC

Related searches
A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é uma doença pulmonar que envolve respiração deficiente e interrupção do fluxo aéreo nos pulmões. Esta condição piora com o tempo. A genética e o consumo de tabaco são algumas causas da DPOC. A inalação de fumaça ou tais irritantes causa uma resposta biológica complexa aos tecidos pulmonares e estreita as pequenas vias aéreas e a degradação dos tecidos pulmonares, o que contribui para deixar o paciente sem ar. A maioria dos casos de DPOC pode ser prevenida evitando-se variáveis que estejam ligadas a um risco aumentado do problema. As formas de tratamento da DPOC crônica incluem injeção, reabilitação pulmonar ou transplantes pulmonares e abandono do tabaco.

Em casos piores, recomenda-se a hospitalização.

Sintomas da DPOC
Os seguintes sintomas são bastante comuns. Estar ciente desses sintomas ajudará no manejo crônico da DPOC.

  • A cor do escarro da pessoa fica verde ou amarela
  • A DPOC pode afetar a pessoa com tosse crônica e excesso de expectoração na garganta
  • A pessoa sente falta de ar devido a tubos de ar estreitos e uma tosse produtiva
  • A respiração rápida também pode estar ligada à DPOC
  • Aumento da sudorese
  • Aumento da frequência cardíaca
  • Pigmentos azuis na pele podem ocorrer

Estágios da DPOC
A DPOC é categorizada com base na gravidade da condição. O manejo crônico da DPOC varia de acordo com a base desses estágios.

  • Estágio 1 ou Estágio Leve
    VEF1 – 80% ou mais do normal
  • Estágio 2 ou Estágio Moderado
    VEF1 entre 50% a 80% do normal
  • Estágios 3 ou Estágio Grave
    VEF1 entre 30% a 50% do normal
  • Estágio 4 ou estágio muito grave
    VEF1 mais baixo do que o estágio 3 ou níveis baixos de oxigênio no sangue)

Gestão
O manejo crônico da DPOC pode ser feito seguindo medidas para controlar e evitar as causas deletérias. O manejo da DPOC inclui a educação sobre os efeitos adversos da DPOC e suas causas.

Irritantes que aumentam o risco de DPOC devem ser evitados previamente. Exercícios e treinos rotineiros ajudam na respiração melhor. A cessação do tabagismo é a principal causa de DPOC. Fumar causa poluição do ar no corpo e os irritantes bloqueiam as vias aéreas. A cessação do tabagismo resulta na redução da progressão e no aumento do risco de piores casos de DPOC. O abandono do tabaco deve ser considerado em todos os estágios da DPOC. Na DPOC, os antibióticos ajudam a melhorar o fluxo respiratório e melhorar a condição da DPOC. Os antibióticos são pouco benéficos na DPOC. A vacinação anual é sempre recomendada. A oxigenoterapia pode ajudar nos casos de DPOC a longo prazo. Em alguns casos, a fisioterapia também deve ser considerada beneficiária, pois desobstrui as vias aéreas e resulta em melhor respiração, mas não tem nenhum efeito benéfico sobre a função pulmonar.