Porto Seguro Odontologico

Dor de dente e outros problemas bucais afastam até 27% dos profissionais de seus trabalhos todos os anos, de acordo com a Revista de Medicina Ocupacional. Por isso, cada vez mais empresas vêm apostando no plano odontológico para cuidar da saúde bucal dos colaboradores e reduzir os índices de absenteísmo e presenteísmo, que acontece quando o profissional está presente, mas incapaz de ser produtivo.

Assim como o plano de saúde, o plano odontológico vem se tornando uma estratégia essencial para manter a equipe motivada, além de ser um atrativo para manter talentos. Mas ele ainda é negligenciado por muitas empresas, apesar de estar na lista dos benefícios mais importantes para os trabalhadores, de acordo com a consultoria de recursos humanos Robert Half.

Quer saber mais sobre a importância do plano odontológico e como contratá-lo? Então continue lendo essa matéria que a gente explica!

Por que contratar um plano odontológico?

Aumento da produtividade

Funcionários mais saudáveis ​​são naturalmente mais produtivos. Além disso, uma equipe que se sente valorizada tende a se esforçar mais e demonstrar mais gratidão e lealdade à empresa.

Melhora da imagem da empresa

Comparado a outros benefícios de assistência médica, o plano odontológico é consideravelmente mais barato, o que possibilita que a empresa assuma os custos de forma total, tornando o benefício ainda mais atraente para os funcionários.

Além disso, ele pode ser estendido para os familiares e dependentes dos colaboradores, fazendo com que a equipe tenha uma visão mais positiva da empresa e elogie a iniciativa dentro e fora do ambiente de trabalho.

Aumento da autoestima dos funcionários

A saúde bucal interfere diretamente na autoestima das pessoas, já que problemas como halitose e falta de alinhamento dos dentes podem afetar a confiança. Ajudar os funcionários a desenvolverem sua autoestima através do cuidado com os dentes cria colaboradores mais felizes e seguros, não só de si mesmos, como também da sua capacidade profissional.

Diferencial competitivo não comercial

De acordo com a Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS), somente 10% da população brasileira tem plano odontológico. Oferecer o benefício na CLT pode ser um diferencial importante na hora de atrair e reter talentos, já que a maioria das empresas oferece apenas o plano de saúde.

Economia no Imposto de Renda

Assim como os planos de saúde, os gastos realizados pelas empresas com serviços de assistência odontológica, destinados indistintamente a todos os seus empregados e dirigentes*, quando devidamente comprovados por meio de escrituração e documentos contábeis, podem ser deduzidas para efeito de apuração de recolhimento de Imposto de Renda Pessoa Jurídica e CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) para empresas com regime tributário por Lucro Real.

A cada R$ 100,00 que a empresa paga, ela pode ter até 34% de abatimento. Esse percentual de desconto depende da carga tributária da empresa.

O que está incluso no plano odontológico?

Todos os planos odontológicos precisam cobrir alguns procedimentos obrigatórios por determinação da ANS, independente do plano escolhido. Por isso, uma cobertura básica oferece:

  • Consultas (inicial, urgência e emergência) 
  • Dentística (restaurações, todos os materiais)
  • Periodontia (tratamento de gengiva)
  • Odontopediatria (tratamento de crianças)
  • Prevenção em saúde bucal
  • Radiologia (raios X) 
  • Endodontia (tratamento de canal) 
  • Prótese (cf. rol mínimo Res Normativa ANS)
  • Cirurgia (extrações) 

O seguro odontológico da Porto Saúde garante todas as coberturas básicas e ainda conta com seis opções de planos pensados ​​para atender pequenas, médias e grandes empresas, com coberturas que garantem, até mesmo, clareamento dental.

Como escolher o plano odontológico ideal para minha empresa?

O seguro odontológico da Porto Saúde dispõe de planos odontológicos a partir de 3 vidas com no mínimo 01 titular, o Novo Portfólio possui coberturas crescentes, assim é possível escolher aquela que cabe no seu bolso, sem abrir mão da qualidade.

O plano odontológico tem coparticipação?

A contratação dos planos com coparticipação é opcional e somente é cobrada quando há realização do procedimento.

Coparticipação é a participação financeira dos funcionários no uso do Seguro Odontológico. O valor a ser pago pelo Segurado a título de coparticipação deverá ser descontado pela Empresa da folha de pagamento.

Dica: a coparticipação é um mecanismo de regulação que auxilia de redução no valor do prêmio mensal/anual, bem como contribui para o controle das utilizações e por consequência para a redução da sinistralidade.

Onde posso consultar a Rede Referenciada?

O Seguro Odontológico da Porto Saúde conta com uma rede referenciada com mais de 16 mil opções de atendimento, em diversas especialidades, incluindo consultas, tratamento de canal, restaurações, extrações, radiografias e outros procedimentos odontológicos.