Custo De Instalação Do Painel Solar
O custo médio de um sistema solar instalado é de US$ 7.063. Os preços cotados pelas empresas sempre incluem a instalação.
O custo dos sistemas de painéis solares pelos instaladores é o preço após o desconto do governo ter sido aplicado/deduzido.
O desconto solar ou também conhecido como esquema STC refere-se ao incentivo que o governo federal dá às famílias qualificadas quando instalam um sistema solar fotovoltaico em suas casas.
O desconto concedido pelos governos estaduais varia de acordo com estes três fatores principais: o número de painéis solares que você está comprando, sua localização e o ano de instalação.
- Número de painéis solares que você está comprando – depende do tamanho do kW que você deseja para a sua casa. O desconto se aplica somente a sistemas de energia solar abaixo de 99,9 kW.
- Localização – quanto mais ensolarada for a sua localização, maior será o reembolso solar que você receberá. Seu código postal é necessário para calcular o desconto solar, pois ele já foi dividido em quatro zonas na Austrália.
- Ano de instalação – o desconto solar está sendo reduzido gradualmente a cada ano. Ou seja, se você instalar seu sistema solar no próximo ano, receberá menos desconto solar do que neste ano. Ele é reduzido a cada ano até chegar a zero.
O que mais pode afetar o custo da instalação de energia solar?
Cada escritório ou residência tem necessidades elétricas diferentes e o custo exato da energia solar não pode ser determinado tão facilmente. O custo exato da instalação de sistemas solares fotovoltaicos não pode ser determinado tão facilmente. A instalação de um novo sistema solar fotovoltaico tem fatores que também podem afetar seu custo geral.
Esses são alguns dos fatores:
Consumo de energia e demanda elétrica
É preciso calcular a quantidade de eletricidade que um morador consome por mês para determinar o tamanho do sistema de energia solar necessário para sua residência e o número de painéis solares instalados. Se houver muitos aparelhos elétricos em sua casa, como aquecedor de água, fogão elétrico, ar-condicionado, máquina de lavar roupa, aparelhos eletrônicos, geladeira etc., suas contas de eletricidade provavelmente serão mais altas e o tamanho do sistema solar necessário será maior.
Para ter uma ideia, examine suas contas de eletricidade ao longo de um ano e calcule o consumo médio mensal de eletricidade.
Tipo de telhado
Se o seu telhado for pequeno, a quantidade de espaço disponível para os painéis solares será menor do que em telhados maiores. Quanto menor for o conjunto, menor será o custo da instalação, pois menos tempo e equipamentos serão necessários para a instalação. Conforme sugerido, você obterá o melhor desempenho dos painéis solares se eles estiverem em um ângulo de 30 graus e voltados para o sul ou oeste, pois estarão voltados para o sol. Você obterá o máximo de eletricidade para sua casa e evitará qualquer redução na produção. Se o seu telhado for plano, o instalador solar poderá instalar suportes para que os painéis solares fiquem no ângulo certo para obter a melhor exposição à luz do sol. Outro fator é a inclinação do seu telhado. Isso significa que, se o seu telhado for mais íngreme, mais cuidado os instaladores precisarão ter ao trabalhar no seu telhado e mais tempo levarão para concluir o projeto, o que pode aumentar o custo da instalação.
Se o seu telhado não for adequado para que a instalação de painéis solares funcione de forma eficiente, você pode personalizá-lo, mas isso aumentará o custo da instalação de energia solar.
Condição do telhado
Sejamos realistas, seu telhado é a base de seus painéis solares. Para que seus painéis solares permaneçam seguros nos próximos anos, seu telhado deve ser sólido e forte. Quanto mais forte for o telhado, mais tempo os painéis solares permanecerão e mais eletricidade será gerada para sua casa.
A idade e a condição do seu telhado são importantes e, se você avaliar que ele não consegue suportar os painéis solares, talvez seja necessário fazer reparos ou substituí-lo, o que pode afetar o custo da sua instalação solar. Lembre-se, mesmo com novos painéis solares, um telhado ruim não ajudará a gerar a energia solar de que você precisa. Alguns aspectos que você precisa verificar são os seguintes:
- Idade do telhado – é preciso determinar a idade do telhado para saber se ele ainda pode suportar o peso dos painéis solares. Um telhado antigo pode rachar se for colocado equipamento pesado sobre ele, ainda mais se o seu painel solar permanecerá por pelo menos 30 a 50 anos. Além disso, se o seu telhado for antigo e não suportar perfurações nas telhas, será necessário considerar o reparo ou a substituição.
- Ladrilhos soltos ou quebrados – substitua os que estiverem quebrados e conserte os que estiverem soltos; caso contrário, o painel solar que você colocar não ficará bem ancorado.
- Materiais desgastados – inspecione se há outras partes do seu telhado que se tornaram frágeis com o tempo antes de instalar os painéis solares.
- Selantes – os selantes aplicados no telhado podem se desgastar com o tempo, portanto, verifique também se precisam de reaplicação ou reparos.
- Rachaduras – se houver vazamentos dentro da casa, provavelmente o telhado tem rachaduras e buracos abertos que devem ser verificados.
- Suporte do telhado – verifique se os suportes do telhado ainda estão intactos para evitar danos estruturais que possam causar colapso.
Hardware de montagem do painel solar
O hardware de montagem também é chamado de sistema de rack usado para os painéis solares. Ele é usado para colocar os painéis solares no lugar no telhado. O equipamento de montagem varia de acordo com as condições climáticas locais, a inclinação do telhado e o tamanho do painel solar. Normalmente, são os instaladores que escolhem o hardware de montagem que usarão para seu sistema solar, a menos que você instale seus próprios painéis solares.
Instalar sob demanda
Há ocasiões em que a demanda por instaladores solares é alta. Se isso acontecer, eles tendem a cobrar mais do que o preço normal. Com base em algumas sugestões, as empresas de instalação de energia solar têm baixa demanda durante a primavera e o início do outono. Mas o mais importante é garantir que você lide com instaladores credenciados, pois embora o setor de energia solar esteja repleto de fornecedores de energia solar, nem todos têm credenciamento do órgão regulador de energia limpa.
Qualidade do painel solar
Nem todos os painéis solares têm o mesmo preço. Se você escolher um painel solar de qualidade superior e de marcas conhecidas, terá que desembolsar mais dinheiro. No entanto, esse será um ótimo investimento a longo prazo, pois você economizará muito mais nos próximos anos se comprar os melhores painéis solares. É preciso lembrar que os painéis mais caros não significam necessariamente que sejam os melhores, portanto, você deve pesquisar bastante sobre as diferentes marcas de painéis solares ou pedir a recomendação de um especialista. Mais uma vez, painéis solares baratos não significam que sejam ruins, mas faça mais diligências antes de comprar de qualquer marca de painel solar.
Qualidade do inversor solar
Assim como os painéis solares, os inversores solares são fornecidos em uma variedade de tamanhos e marcas. Dependendo do que você escolher para o seu sistema solar, o custo será maior se você comprar uma marca mais popular. Alguns inversores diferem em recursos, eficiências e classificações, portanto, é melhor conversar com um profissional sobre qual inversor é mais adequado para seu painel solar.
Valor do bônus
Conforme discutido na primeira parte do artigo, o valor do desconto varia de acordo com a área onde você mora, o tamanho do sistema de energia solar e o ano de instalação. O valor do desconto afetará o custo da instalação geral do sistema solar fotovoltaico, portanto, é melhor determinar o valor do desconto que você receberá para calcular seu orçamento geral.
Tarifa de alimentação
Com a tecnologia solar em constante aprimoramento, a geração de energia ficou muito mais fácil e os proprietários de casas estão gerando mais eletricidade do que podem usar. As tarifas de alimentação também lhe proporcionarão economia, pois você pode enviar o excesso de energia de volta à rede elétrica. Verifique com a empresa de energia local se ela tem uma tarifa de alimentação e quanto ela paga pela energia que você envia de volta. Se isso não funcionar, considere comprar um armazenamento de bateria solar para ajudar a armazenar o excesso de energia.
Como encontrar o melhor instalador local
Agora que você tomou a decisão de usar energia solar, é hora de procurar um revendedor de energia solar aprovado. Você usará seu sistema de energia solar por muito tempo, portanto, é preciso garantir que o instalador que você contratar seja o melhor, tenha conhecimento e experiência intensivos e seja respeitável, licenciado e segurado. Acima de tudo, certifique-se de que ele seja registrado pelo Clean Energy Council.
Aqui estão algumas dicas para você escolher o melhor instalador solar local em sua região:
Obtenha estimativas de 3 a 5 instaladores – Faz sentido obter várias cotações de diferentes instaladores, pois isso o ajudará a ver quais empresas são receptivas e lhe dará um histórico de como elas prestam atendimento ao cliente. Isso pode ajudá-lo a comparar preços para determinar qual deles é mais adequado ao seu orçamento.
- Algumas empresas realizarão inspeções no local para lhe fornecer uma cotação mais precisa. Aproveite o momento para solicitar informações adicionais, como licenças, quantos painéis solares serão necessários com base no seu consumo mensal de eletricidade e se eles oferecem garantias de mão de obra.
- As garantias de mão de obra cobrem você contra o processo de instalação incorreto cometido pelo instalador. Isso cobrirá os reparos se algo der errado, como parafusos soltos em um painel solar. Além disso, certifique-se de que a empresa possa fornecer essa garantia e que ela não esteja sendo oferecida à noite. Verifique se a empresa tem um bom histórico de atuação no setor de energia solar.
- Outra boa ideia é pedir recomendações de amigos, vizinhos ou colegas sobre seus instaladores solares. Isso garante que você receba um feedback honesto e excelente sobre o serviço do instalador. Um relacionamento forte e sólido com o instalador também é importante para garantir uma boa comunicação entre vocês, portanto, não julgue apenas a experiência dele, mas também sua atitude e caráter.
1.Verifique o equipamento (painéis e inversor) que está sendo usado – Visite a empresa e verifique se ela tem o equipamento completo e adequado para atendê-lo. Verifique se os painéis e as marcas de inversor que eles oferecem são adequados para você. Você também pode pedir a opinião de um especialista sobre o tipo de sistema de energia solar mais adequado para sua casa.
2.Verifique a qualidade do equipamento em relação ao preço – visite a empresa e veja a qualidade do equipamento, se ele é mantido e armazenado adequadamente, e compare o preço cotado. Isso o ajudará a decidir se a cotação vale o preço.
3.Verifique as avaliações on-line – a verificação das avaliações on-line permite que você saiba se eles têm avaliações boas ou ruins. Essas avaliações podem lhe dar uma ideia de quão alta ou baixa é a classificação desses instaladores locais. Você também deve levar em conta que alguns problemas podem surgir, portanto, a leitura de uma avaliação não tão boa pode vir à tona, mas verifique também se a empresa fez algo para corrigir essa experiência negativa, para que você saiba se ela também fará isso se acontecer com você.
4.Verifique a pesquisa de ABN para ver se houve mudanças recentes de nome e fugir de críticas negativas – ABN significa Australian Business Number. O ABN Lookup fornece acesso às informações fornecidas pelas empresas quando elas obtêm seu ABN. Você poderá ver o status da empresa e se ela mudou o nome recentemente para fugir de críticas negativas.
5.Verifique se a empresa está registrada no Conselho de Energia Limpa – Isso é importante, pois uma empresa não registrada no Conselho de Energia Limpa não terá direito a STCs. Assim, suas chances de obter os descontos solares do governo serão altamente prejudicadas.
Não é segredo que, quando você quer gerar eletricidade instalando energia solar em sua casa, é um grande investimento e compromisso, portanto, é fundamental encontrar uma boa empresa/instalador que possa ajudá-lo com isso, fornecer informações precisas sobre seu sistema de energia solar e prestar um excelente serviço. Faça uma pesquisa minuciosa e siga estas dicas: encontre uma empresa em que você possa confiar, que seja especialista na área e tenha a certificação para conduzir esse tipo de negócio, que tenha licenças e seguro e que tenha uma ótima reputação na área de energia solar. Desde que você siga essas dicas, não precisará se preocupar com seus painéis solares, pois eles estarão em boas mãos. Economize dinheiro por meio de energia renovável, usando a energia solar para abastecer sua casa!