Como Aproveitar Ao Máximo Suas últimas Horas De Férias
“Os dias de partida podem ser tão chatos, e é fácil passar o dia esperando para ir ao aeroporto”, diz Claire Summers, blogueira de viagens da Claire’s Itchy Feet.
Mas você não precisa se preocupar demais com o fato de estar indo para o aeroporto ou para a estação de trem, especialmente se isso o fizer perder oportunidades na última manhã. Abaixo, especialistas em viagens compartilham seus conselhos para aproveitar ao máximo o dia da partida.
Faça as malas na noite anterior
“Quando estou viajando, gosto de ter todos os meus pertences embalados e organizados na noite anterior ao meu último dia”, disse Katie McIntosh, blogueira de viagens e criadora do The Katie Show. “Dessa forma, posso maximizar o tempo que tenho no meu último dia lá sem muito estresse.”
Reserve um tempo para colocar a maior parte de suas coisas de volta na bagagem na noite anterior ao dia da partida. Dessa forma, você não terá que se esforçar para arrumar tudo antes de ir para o aeroporto e poderá fazer um último relaxamento ou exploração pela manhã.
Reservar um voo mais tarde
Talvez a maneira mais óbvia de aproveitar melhor seu dia de partida seja escolher um voo noturno ou no final da tarde, se você tiver flexibilidade. Isso libera sua manhã para uma atividade final ou um passeio.
“Uma das coisas que tento fazer é reservar um voo mais tarde para não ter que acordar muito cedo para chegar ao aeroporto”, disse Jessica van Dop DeJesus, fundadora e editora da The Dining Traveler.
Solicite um check-out tardio
“Se eu tiver um voo à tarde ou à noite, a primeira coisa que faço é pedir um check-out tardio”, disse Summers. “Se isso não for possível, certifico-me de que posso guardar minhas malas em algum lugar seguro e que eles têm um banheiro que eu possa usar para me trocar e talvez até tomar um banho rápido.”
Como alternativa, você pode optar por fazer o check-out mais cedo e deixar sua bagagem na recepção, ficando livre para explorar o local pela manhã. Seja qual for sua decisão, certifique-se de saber a que horas você tem que sair para o aeroporto ou outro centro de transporte.
“Recomendo trabalhar de trás para frente para determinar quando você precisa sair para o aeroporto”, disse Ben Julius, fundador da plataforma de viagens Tourist Journey. “Depois de saber quanto tempo você tem, verifique com o hotel a possibilidade de um check-out tardio ou, pelo menos, de guardar a bagagem.”
Escolha uma atividade descontraída
“Qualquer tempo que lhe reste no dia deve ser tratado como um bônus”, disse Julius. “Procure passeios curtos ou experiências que possam acrescentar outra dimensão além do que você esperava ou planejava ver. Pode ser uma oficina de culinária ou um passeio artístico, ou simplesmente uma visita a algumas lojas que você não conseguiu visitar no início da viagem.”
Se estiver em uma cidade, considere fazer uma caminhada, visitar um museu ou galeria ou tomar um longo café da manhã em um café local. Se você estiver perto da água, dê um último mergulho ou faça um passeio lento pela praia. A ideia é fazer algo descontraído com seu tempo extra.
“Gosto de acordar cedo, ver o nascer do sol, caminhar pela cidade e tomar café da manhã ou comer minha comida favorita que experimentei naquele destino pela última vez”, disse McIntosh. “Não tento me apressar com uma agenda, mas apenas explorar e estar no momento, absorvendo aquele destino uma última vez.”
Preparar a “bolsa de viagem”
Se estiver em um lugar quente e quiser fazer uma última caminhada na praia e passar um dia na piscina, é útil ter uma muda de roupa – e até mesmo desodorante e uma escova de dentes – para que possa se refrescar e garantir que não passe frio durante o voo. O mesmo princípio pode ser aplicado a praticamente qualquer destino.
“Recomendo que você leve uma bolsa pequena com sua roupa de viagem e as necessidades para o dia da partida”, disse Victoria Yore, blogueira de viagens da Follow Me Away. “Dessa forma, você pode aproveitar a manhã ou a tarde e, quando chegar a hora de partir, pode trocar de roupa para estar preparado para o voo.”
Mesmo que não tenha uma pequena “mala de viagem”, você pode viajar com mais conforto colocando os itens necessários antes do voo em uma parte mais acessível da sua mala.
Visite uma atração próxima ao aeroporto
“Se meu voo for no final da tarde ou à noite, gosto de ir ao aeroporto cedo, despachar minha bagagem e ir a algum lugar próximo para explorar por algumas horas antes de voltar para embarcar no avião”, disse a blogueira de viagens e apresentadora de TV La Carmina.
Ela recomendou procurar atrações a uma distância de 30 minutos de trem ou carro do aeroporto, para evitar o risco de ficar preso no trânsito intenso. Tente comer alguma coisa enquanto estiver lá, para não ter de pagar pela comida muito cara do aeroporto.
“Por exemplo, se estiver voando do Aeroporto Narita, em Tóquio, pegue o trem por 30 minutos até o templo budista Shingon, Narita-san, nas proximidades”, sugeriu La Carmina. “Se estiver no aeroporto da Cidade do México, pegue um Uber de 20 minutos para ir até o Sonora Witchcraft Market. Muitas vezes, faz mais sentido visitar atrações como essas no dia do seu voo de ida, pois elas estão localizadas perto do aeroporto. Isso economiza tempo de viagem e custos de transporte.”
Da mesma forma, Yore recomendou visitar o spa geotérmico Blue Lagoon, na Islândia, antes de voar para fora de Reykjavik.
“Na partida, a Blue Lagoon fica a apenas 20 minutos do aeroporto, portanto, você pode aproveitar ao máximo sua manhã relaxando aqui”, disse ela. “Basta ter uma muda de roupas e sapatos de viagem em sua mala de viagem e você estará pronto para voar.”
Mas tenha cuidado com o tempo
Ao aproveitar as últimas horas de sua viagem, certifique-se de dar a si mesmo tempo suficiente para chegar ao aeroporto e passar pela segurança e outras filas. Se estiver viajando internacionalmente, lembre-se de que precisará de ainda mais tempo.
Uma coisa que eu pratico é definir um “horário de saída” claro que indique o último horário absoluto em que devo sair de onde quer que eu esteja, para ir ao aeroporto ou à estação de trem com tempo suficiente”, disse o blogueiro de viagens Rocky Trifari. Ao ter um horário claramente definido para “pegar a estrada” que inclua um pouco de reserva para circunstâncias imprevistas, ainda posso planejar fazer coisas com antecedência sem sentir estresse ou culpa. Vou manter um alarme no meu celular para garantir que não vou sair mais tarde do que planejei.”
Samantha Patil, cofundadora e CEO da plataforma de reservas Well Traveled, também toma medidas para tornar o processo de partida menos estressante.
“Eu tento agendar previamente uma carona para o aeroporto para que você não tenha que se preocupar com isso mais tarde”, disse ela. “E você fica livre para explorar sem estresse por mais algumas horas.”